quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lei Áurea, foi uma "vitória"para os negros?


Por Luiz Augusto


A grande maioria da população brasileira sabe o que significa a Lei Áurea, até por que é matéria para todas as pessoas que fizeram e fazem o ensino fundamental. Porém, o que poucos sabem é o que está por trás da assinatura da Lei Áurea.

A Lei Áurea aboliu a escravidão no Brasil em 13 de maio de, 1888, foi assinada pela princesa Isabel, mas não foi assinada de livre espontânea vontade. Muitos fatos acorreram nesse contexto de assinatura da lei antes da abolição dos escravos o Brasil estava sofrendo várias pressões por parte da Inglaterra que já tinha abolido a escravidão em 1883. Em virtude de vários acontecimentos a escravidão no Brasil estava chegando ao fim, era só uma questão de tempo. Duas leis precederam a libertação dos escravos, a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885).

A Lei do Ventre Livre fixou que todos os filhos de mulheres escravas apartir daquela data eram considerados livres. Como entender a liberdade dessas crianças se suas mães continuavam escravas? Que tipo de proteção era assegurada a essas crianças? Quando crescessem que tipo de trabalho seriam destinadas? O que fariam depois?

A Lei dos Sexagenários fixou que, daquela data em diante, os escravos com mais de sessenta anos ficariam livres.Quando foi assinada a Lei Áurea, só 5% do povo negro vivia sob regime de escravidão. Os demais tinham conseguido a libertação por meio dos próprios esforços. Podemos dizer, no máximo, que a Lei Àurea serviu como estratégia para dar á população negra o respaldo da libertação com efeito jurídico. Não teve com preocupação fixar as comunidades negras na terra e garantir as terras nas quais ja viviam, direito reconhecido, na época, pelas próprias leis dos dominantes. Após a aprovação da Lei Àurea, surgiu um movimento que exigia que o governo "indenizasse" os senhores que haviam perdido seus escravos. Essa Lei foi a forma que os senhores donos de fazenda encontraram para jogar na rua os velhos escravos, doentes, e impossibilitados de continuar gerando riquezas para os donos, surgindo assim os primeiros registros de mendigos na ruas do Brasil. A grande intenção da sociedade branca era excluir, marginalizar, afastar o negro do direito á terra, á educação, aos cuidados na infância e velhice. Como uma pessoa com mais de sessenta anos poderia ficar livre? Como sobreviver nessas condições?

A partir do dia 13 de maio de 1888 os negros viveriam da própria sorte, passariam a conviver com o desemprego, com a informalidade, marginalidade, favela, ou seja, foram jogados á liberdade, ficaram a mercê da própria sorte. Mais que liberdade é essa? O que mudou de lá para cá? Será que mudou apenas o opressor? A real verdade é que a senzala do século XXI, são as favelas, as cadeias, a mendigância, o sub-emprego, o desemprego, esmola, o crime etc... Não temos que endeusar a princesa Isabel como algumas pessoas querem. Ela não assinou a Lei Áurea por vontade própria. Se dependesse dela talvez a escravidão no Brasil teria ido mais longe. O dia 13 de maio de 1888, é uma data importante para todos os afrodescendentes, mas não deve ser considerado uma vitória e servir de reflexão.

17 comentários:

  1. parabens pelo post, estou citando em meu blog. http://heltonfesan.blogspot.com.
    e vou seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de existir "abolicionistas republicanos"a família imperial eram abolicionistas convictos! D.Pedro II libertou desde sedo
      os escravos do palácio e no decorrer de seu reinado além de encaminhar as direções no sentido da extinção definitiva do cativei
      ro estimulava alforrias em massa,premiava e enaltecia os senhores que libertavam todos seus cativos.OBS:Haviam pessoas de
      origem Africana entre os políticos,altos funcionários e nobreza como:André Rebouças,o barão de guaraciaba,e outros.D.Pedro
      II e Princesa Isabel não tinha escravos.Ela deu apoio de indenização aos escravos p/que pudesse estabelecer agricultura.
      A REPÚBLICA foi quem não deu nada aos escravos,pois se tivesse dado eles não teriam construído barracos nos morros.
      Vcs engoliram a balela contada pelos REPÚBLICANOS,pois foram os ESCRAVOCRATAS QUE CRIARAM A REPÚBLICA
      e ela não deu assistência nenhuma aos negros.Assistam o filme:Guerra de canudos que vcs vão ver quem é a república!

      Excluir
    2. Perfeito Cara A verdade E que esta mos rodeados de ativistas negros que ignoram a realidade E se a apegam modernidade esquerdopata Claro que devemis ENDEUZAR apenas DEUS Mai's a princesa ISABEL E muito important para nos negros...
      Aaaa e se ela Fosse NEGRA AI SIM NOS NEGROS IRIAMOS VALORIZAR.. ADMIRO SER HUMANO NAO COR DE PELE ��

      Excluir
  2. Oi, sou João , vlw pelo post cara foi be importante para a minha pesquisa de História


    abraços flw

    ResponderExcluir
  3. vlw pelo post cara foi be importante para a minha pesquisa de História

    ResponderExcluir
  4. a verdade é que a verdade tem que ser dita como ela é na realidade não com adornos. Áurea, Angola

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo artigo, sou professora e esta leitura me ajudará a levar os meus alunos à uma consciência mais crítica da história do nosso país e do nosso povo.

    ResponderExcluir
  6. adorei te conhecer melhor, estou dando aulas de histórioa em substituta a outra professora e levei seu artigo pra sala de aula.

    ResponderExcluir
  7. eu quero uma resposta certa e curta merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  8. ja n vou levar uma bronca da professora de historia na sexta-feira cara que texto e´ esse meu ?

    ResponderExcluir
  9. Desde os primórdios o governo sempre enganou o povo...

    ResponderExcluir
  10. OH,iss e muito bom me ajudou muito no trabalho de historia... Obrigada

    ResponderExcluir
  11. alguem pode me dizer qual o conteúdo geral do texto

    ResponderExcluir